5 Curiosidades sobre a cultura gastronômica japonesa

A influência da culinária japonesa ao redor do mundo é um fato, então que tal ficar mais apar do que é essa deliciosa gastronomia com estas curiosidades, da uma conferida:

1 – TEMPEROS
Temperos Tipicamente agridoce, a culinária japonesa faz uso de temperos como açúcar, vinagre, limão, shoyu e gengibre. Na preparação do arroz para o sushi, um tipo de vinagre especial é utilizado.

2 – Fonte da juventude
O fato de a culinária japonesa ser rica em ômega 3, tipo de gordura conhecida como ácido graxo e ricamente encontrada em alimentos como peixes, por exemplo, ajuda no combate ao envelhecimento. Além de ajudar na diminuição do colesterol considerado ruim, também atua no combate a processos inflamatórios. O missô, espécie de pasta usada como ingrediente especialmente para fazer a sopa de missô, por sua vez, ajuda a melhorar a elasticidade da pele combatendo a morte celular e dando um aspecto mais hidratado para quem consome.

3 Reconhecido pela ONU
A gastronomia japonesa tradicional é reconhecida pela ONU por conta de sua importância cultural. Além disso, segundo o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva,o o Japão “é um modelo global de dieta saudável e tem o nível mais baixo de obesidade entre as nações desenvolvidas, menos de 4%”.

4 – Todo temaki é um sushi, mas nem todo sushi é um temaki
Isso mesmo. Há uma imensa variedade quando o assunto é sushi. O temaki é uma delas. Sushi em formato de cone. Então, se você come temaki, pode dizer que come sushi, sim.

5 – Mais amido
O arroz tipicamente utilizado nos pratos japoneses possui uma quantidade de amido maior do que o usado em pratos brasileiros. Com isso, após cozido, os grãos permanecem mais grudados, o que, por sua vez, facilita na hora de pegar com o hashi. Se o arroz desmanchar antes de chegar na sua boca é sinal de que não foi preparado ou não é do tipo certo.

 

Você ama a gastronomia Japonesa? Venha dominar as preparações mais famosas do mundo em nosso curso de Culinária Japonesa, saiba mais clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s