15 Curiosidades sobre o chocolate

Vamos falar a verdade, chocolate é tudo de bom. Para demonstrar nosso amor por este ingrediente versátil e sedutor, separamos algumas curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o chocolate:

1. Quer criar produtos de chocolate perfeitos? Então basta você temperar ou pré-cristalizar seu chocolate. E para isso a Escola de Gastronomia Le Grand Chef tem o curso ideal para te deixar expert no assunto e te transformar em um verdadeiro confeiteiro. Você pode clicar aqui e conferir um pouco mais sobre o curso de Confeitaria Profissionalizante, tais como a programação do curso.

Porque é tão importante pré-cristalizar o chocolate adequadamente?
Isso permite que o chocolate endureça e proporciona um bonito brilho acetinado e uma quebra (som) deliciosa. Assim, o chocolate contrai durante o resfriamento, o que facilita para desenformar. O chocolate mal cristalizado ou não cristalizado ficará cinza e não terá um brilho apetitoso.

Porque a viscosidade é tão importante?
A viscosidade do seu chocolate determina a espessura da casquinha e a quebra (som) dos seus produtos de chocolate: quanto maior a viscosidade do chocolate, mais fina e crocante será sua casquinha.

Usar o chocolate que tem a viscosidade certa também economiza seu tempo: você pode usar formas maiores para uma leva com chocolate menos viscoso. O chocolate com viscosidade maior é melhor para moldes com muitos detalhes, mas você terá que encher sua forma com chocolate 2 a 3 vezes.

11111111111111111111 11111.jpg

 

2. O cacau se originou no México e nas Américas Central e Sul.Acredita-se que o cultivo dos grãos começou por volta de 1.250 AC.

gif-trufas-chocolate-ickfd

fonte: My Shabrolins – Tumblr

3. Porém, atualmente 70% das plantações estão concentradas na África. A Costa do Marfim é o maior produtor e se faz responsável por cerca de 30% do cacau mundial.

gif-chocolate-como-comer-barra-ickfd

4. Apesar de existir muitos tipos e nomenclaturas para o cacau, as definições mais conhecidas são Forastero, Criollo e Trinitario. Cerca de 90% das plantações são de cacau Forastero, com o qual é feito a maioria dos chocolates processados. O Criollo representa cerca de 1% e o Trinitario cerca de 9%. Estes últimos são considerados tipos mais finos e são muito apreciados pelos conhecedores de chocolate.

gif-14-curiosidades-sobre-chocolate

fonte: No You’re Out Of Order – Tumblr

5. São necessários mais de 400 grãos de cacau para fazer apenas 500g de chocolate. Além disso, a demanda por chocolate vem crescendo muito nos últimos anos e estima-se que, no futuro, as plantações de cacau não serão suficientes para tanto chocolate.

chocolate-gif-curiosidade-ganache-ickfd

fonte: Food Gifs

6. Uma barra de chocolate contém em média 8 traços de insetos. O cacau é uma planta e passa por vários processos ao ar livre antes de virar chocolate. Então, apesar de parecer nojenta, essa informação faz muito sentido.

gif-chocolate-up-pixar-ickfd

fonte: Pixar

7. O chocolate é o único alimento que derrete a uma temperatura média de 34ºC, um pouco abaixo da nossa temperatura corporal. Este detalhe é extremamente importante, pois é por isso que ele derrete na na boca.

choco-dance-gif-chocolate

8. O primeiro chocolate consumido era o chocolate quente. Os Astecas acreditavam que o cacau era um presente divino e seu valor era tão alto que utilizavam seus grãos como moeda. Nessa época o cacau era preparado apenas como bebida. Feito com especiarias e sem leite, o chocolate tinha um sabor amargo e era consumido em ocasiões especiais, como casamentos.

chocolate-quente-astecas-gif-ickfd

fonte: Cheezburger

9. E os Astecas estavam corretos em apreciar tanto o cacau. Só o aroma do chocolate já nos relaxa. Ao sentirmos seu cheirinho, as ondas cerebrais Theta são ativadas, o que causa sensação de relaxamento.

chocolate-ganache-gif-ickfd

fonte: A square in a world of circles – Tumblr

10. Mas vamos combinar, não dá para cheirar sem dar uma mordidinha, não é mesmo? Consumir chocolate também ajuda a liberar endorfinas, que geram sensação de bem-estar e prazer, e aumenta a produção de serotonina, que acalma e alivia a ansiedade.

gif-amor-chocolate-carolinedirector-ickfd

fonte: Caroline Director

11. Além disso, estudos mostram que o consumo de chocolate amargo faz bem para o coração e ajuda a prevenir o câncer de intestino, entre outros benefícios.

chocolate-gif-bob-sponja-ickfd

fonte: The Gif Library

12. Apesar de fazer bem para os humanos, o chocolate é um veneno para os cães e gatos. O cacau contém uma substância chamada Teobromina que é facilmente processada pelo organismo humano, porém estes animais não a processam bem e correm o risco de se envenenar. Por isso é importante manter o chocolate longe do alcance dos nossos bichinhos!

chocolate-animais-gif

13. Vale lembrar que, em exagero, o chocolate também faz mal para nós humanos. Consumir 10kgs ou mais de chocolate pode ser fatal para o homem.

chocolate-curiosidades-ickfd

fonte: Cheezburger

14. A Nestlé pagou pela famosa receita de Cookies com Gotas de Chocolate com a moeda mais gostosa de todas: o chocolate. Como pagamento, o criador da receita exigiu chocolate para a vida inteira. Nada mal, hein?

gif-cookie-chocolate-curiosidades-ickfd

fonte: Buajaja4 – Tumblr

15. A Nutella foi criada devido a escassez de chocolate após a 2 Guerra Mundial. O confeiteiro italiano Pietro Ferrero, precisava de uma boa ideia para lidar com a falta de cacau. Foi assim que surgiu a ideia de misturar avelãs ao seu creme de chocolate. Grazie Mille, Sig. Ferrero!

gif-nutella-chocolate-tumblr-ickfd

fonte: Impatient Soul – Tumblr

Acho que depois de tanta informação é melhor a gente relaxar e comer alguma coisinha. Alguma dúvida sobre o que  pegar na despensa?

 

Créditos e fonte: Dani Noce e Callebaut

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s