Por que os ovos de Páscoa são tão caros em relação as barras de chocolate? Confira dicas de como economizar

Você já sabe que pode comprar muito mais chocolate do que ovos de Páscoa pelo mesmo preço. Segundo a assessora econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Julia Ximenes, o quilo do ovo de Páscoa está ultrapassando R$ 100, e o preço médio do quilo da barra desse mesmo chocolate é menos da metade: R$ 40. Mas por que isso acontece? As empresas dizem que a produção é muito mais cara. Veja qual é a conta que eles fazem e avalie se vale a pena mesmo.

Por que os ovos são tão mais caros?

O ovo de Páscoa passa por um processo de fabricação muito mais complexo do que uma barra de chocolate tradicional, disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, Ubiracy Fonseca.

A fabricação utiliza muito mais mão de obra manual, e a embalagem é extremamente mais cara, grande, laminada e colorida, diferente de uma caixa de bombom ou de um tablete que tem embalagem simples automática.
Ubiracy Fonseca, presidente da Abicab.

 

Segundo Fonseca, a fabricação começa muito antes da Páscoa, entre setembro e outubro, e esses ovos precisam ficar armazenados em ambiente climatizado, para não correr o risco de derreter. Esse processo de armazenamento contribui para o aumento dos preços.

Transporte encarece o produto

Chocolates em barras ou bombons são transportados com mais facilidade. Já ovos de Páscoa ocupam muito espaço porque são ocos e podem quebrar facilmente.

“Um caminhão, por exemplo, que leva 12 toneladas de tablete de caixas de bombons, só consegue transportar quatro toneladas de ovos”, disse Fonseca.

Ovos infantis e embalagens diferenciadas

De acordo com Fonseca, outro quesito que encarece muito os ovos de Páscoa são os famosos personagens. É preciso pagar royalties para cada empresa de personagem. “Há todo um apelo que você paga para isso”, disse Fonseca. Além disso, os brinquedos que vêm dentro desses ovos fazem o preço final ficar ainda mais caro.

Embalagens mais sofisticadas também tendem a aumentar o valor para o consumidor final –bem como o tipo do chocolate escolhido.

“O ovo acaba ficando mais caro do que um simples tablete, que é produzido o ano inteiro em uma máquina automatizada, de onde saem centenas de toneladas automaticamente”, disse Fonseca.

Veja dicas de como economizar

Para Reinaldo Domingos, educador financeiro e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), é possível aproveitar a Páscoa sem fazer muitas dívidas. Confira abaixo:

  • Faça uma lista com antecedência de quem quer presentear, defina o tamanho dos ovos e a marca Estabeleça um valor para os ovos e não ultrapasse.
  • Não compre com cartão de crédito, pois no mês seguinte, a fatura estará lá para pagar.
  • Pesquise antes de comprar pela internet e lojas físicas.
  • Explique para as crianças o significado do feriado e que os ovos são apenas presentes simbólicos dessa data.
  • Não compre ovos com brinquedos se realmente não tiver condições para isso.
  • Considere substituir ovos de chocolate industriais pelos caseiros.

 

Fonte: Bruna Alves
Colaboração para o UOL, em São Paulo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s